Seu amigo pet precisa ser educado

Aprenda a não errar na educação de seu cachorro

Muitos profissionais que trabalham com cães – veterinários, treinadores, esteticistas animais, passeadores, entre outros – já estiveram frente a frente com casos nos quais o dono parece não saber educar o cão, às vezes por serem donos de pets de primeira viagem ou por não terem muita ideia de como se faz isso.
Bem comuns, os erros podem acontecer desde o primeiro contato com o animal, passando pelo dia a dia e em diversas ocasiões. Por isso, listamos alguns dos erros mais comuns que acontecem na educação de um cãozinho:

1 – Adotar uma raça porque é bonitinha e não se informar antes se ela é adequada ao estilo de vida da família;

2 – Adquirir um cachorrinho para as crianças achando que elas farão todo o "trabalho sujo" com o animal: são os adultos que devem se responsabilizar por dar comida, recolher as fezes, entre outros;

3 – Ir até o espaço do cão a todo momento quando estiver latindo ou chorando;

4 – Usar de violência para educá-lo;

5 – Esperar que aprenda tudo sozinho mesmo com o dono trabalhando o dia todo fora;

6 – Não ter paciência com os pequenos acidentes que vão acontecer;

7 – Achar que ele sabe que está errado porque faz cara de vítima quando o dono chega de fora.

Saiba diferenciar conceitos humanos na vida do animal. Para o cão existem necessidades naturais, instintos e algumas regras impostas do que é, ou não, permitido. Assim, um cachorro pode aprender por meio da experiência, da repetição, com carinho, clareza e paciência.