Pesquisadores comprovam que os cães entendem o que dizemos

Pesquisa comprova que os cachorros são capazes de entender palavras e entonações, assim como os humanos!

Uma pesquisa que foi divulgada na terça-feira (30/08) pela revista Science revela que os cães são capazes de compreender não somente o som, mas também as palavras que são direcionadas a eles.

A revelação dos pesquisadores da Universidade de Eotvos Lorand, de Budapeste, veio a partir de um experimento no qual treze cães de raças diferentes foram submetidos a aparelhos de ressonância magnética funcional para investigar as suas reações à linguagem. O grande resultado foi que os cães reconheceram cada palavra, independente de entonação e, assim como os seres humanos, a região cerebral que respondia por estes estímulos era a região do hemisfério esquerdo.

O princípio do experimento era de que, para se transmitir informações, é necessário que existam palavras e entonações. Então, foi testado se este mesmo mecanismo ocorre com os cães e se funcionam de forma separada também. Para isso, os animais ouviram gravações com as vozes de seus instrutores, que combinavam diferentes palavras de elogios, outras neutras, com vários tipos de entonações. As reações cerebrais foram monitoradas o tempo todo pelos pesquisadores.

Os pesquisadores comprovaram que os cachorros são capazes de distinguir os significados das palavras e as entonações em que elas eram pronunciadas, e que toda atividade cerebral acontece no hemisfério esquerdo. Outra característica do cérebro humano que também acontece com os cães é que eles processam entonações separadamente do vocabulário.

Este estudo vai possibilitar a compreensão de como funciona esta comunicação entre os cães e seres humanos, de modo a torná-la cada vez mais eficiente. A psicóloga cognitiva Laurie Santos, da Universidade de Yale, afirmou à revista Science que a domesticação moldou os cães a usar e rastrear as mesmas interpretações que nós usamos para entender o que as outras pessoas falam.