Os pets e as festas de fim de ano

Saiba quais cuidados você deve tomar sobre a alimentação do seu melhor amigo nesta época

Dezembro já chegou e com ele vem todas as festas, confraternizações e eventos que sempre possuem uma variedade imensa de comidas e bebidas. O Clube de Cãompo fez este texto especialmente para quem recebe pessoas em casa e possui animais de estimação. É importante saber alguns detalhes para manter a saúde do seu amigão em dia:

1-    Não dê ossos de aves: eles podem até ser um belo atrativo para os cães, mas se mastigado, podem quebrar em pedaços pontiagudos e ferir desde a boca do animal, até o trato digestório. Por isso, evite os acidente;

2-    Não dê restos de comida: muitas vezes, os pratos preparados nesta época do ano possuem sementes, grãos e até itens altamente tóxicos aos animais, como alimentos gordurosos. Eles podem provocar problemas como diarreia e vômitos;

3-    Alie-se à ração: ela pode parecer sem graça perto de um belo prato de carne, mas ainda continua sendo a melhor opção para os cachorros. A alimentação adequada fornece as quantidades de proteínas, nutrientes e vitaminas necessárias para que eles continuem saudáveis;

4-    Forneça água: assim como os humanos, eles precisam se manter hidratados o tempo todo. O ideal é trocar o líquido todos os dias, deixando sempre em um local com ventilação e longe do sol, para que a água não fique quente nem crie lodo.

5-    Avise os convidados: se eles estiverem na sua casa, não custa nada dizer que o seu pet não pode comer certos alimentos. Lembre-se: cuidado nunca é demais e isso sempre pode evitar uma situação ruim!

Depois destas dicas, tenha a consciência de que alguns alimentos não fazem realmente bem aos animais. O chocolate, por exemplo, possui uma substância chamada teobromina, que em pouca quantidade já é capaz de intoxicar um cão.
Siga os conselhos do Clube de Cãompo e tenham ótimas festas! 😀