O primeiro passeio do seu melhor amigo

Saiba quais cuidados você deve ter na hora de sair com o filhote

A preparação para receber o cão em casa já começa antes mesmo de ele chegar: caminha, ração, brinquedos e coleira são alguns dos itens essenciais para a vida do pet. Entretanto, antes de levá-lo para passear pela primeira vez, é necessário ficar atento a algumas condições:

Os pets só podem sair de casa depois de receberem todas as vacinas e vermífugos indicados pelo médico veterinário. Isso previne que o seu melhor amigo possa contrair alguma doença proveniente da rua ou de cães que já estejam infectados. Nesta fase, que pode durar até 3 meses, é recomendado que o animal de estimação fique dentro de casa ou no local que tenha sido estipulado para ele, como um canil, por exemplo.

Após este período, você já poderá colocar a coleira no pet e sair com ele. É essencial que ele esteja com uma coleira apropriada e que você tenha consigo saquinhos para recolher as necessidades dele, que podem acontecer durante o percurso.

Aos poucos, em lugares como parques ou mesmo na rua, o cão irá conhecer pessoas e outros animais, que é importante para a socialização. Permita que ele se aproxime de outros cachorros, mas fique atento segurando firmemente a coleira caso ele tenha uma reação, como latir ou avançar. Quanto mais cedo e natural for o contato com outros pets, menos propenso ele estará a reagir de maneira negativa.