Mitos sobre cães que precisam ser derrubados

Conheça algumas mentiras que contam sobre os cães e que devem ser mudadas a partir de agora

Existem raças de cães propensas à briga? Cão de guarda precisa ficar “preso”? Abanar o rabo é sinônimo de felicidade? Estas e muitas outras frases são ditas a todo tempo, e muitos consideram como verdade. Saiba quais mitos precisam ser desconstruídos agora mesmo.

1-Abanar o rabo não é sempre um bom sinal

Quando um cão abana o rabo, ele pode estar feliz, mas também pode estar ansioso ou com medo. É importante verificar as orelhas e outros gestos do animal antes de achar que está fazendo festa!

2-Cão de guarda precisa de adestramento!

Muita gente ainda acredita que manter um cão preso o dia todo vai fazê-lo mais bravo, e portanto um ótimo cão de guarda. A melhor forma de seu cão proteger a casa é uma só: levando-o ao adestramento com um profissional capacitado.

3-Um ano de vida canino não é equivalente a sete anos humanos

Embora esse cálculo ajude a aproximar a nossa compreensão do tempo de vida do melhor amigo, trata-se apenas de um lugar-comum. A verdade é que a expectativa de vida de um cachorro varia conforme o tamanho – os pequenos costumam viver um pouco mais – e tem aumentado cada vez mais: hoje está próxima dos 12 anos. No entanto, lembre-se que um cão de 1 ano já é adulto, enquanto um humano de 7 ainda é uma criança!

4-Eles enxergam como aqueles filtros do Instagram!

Cães não enxergam em preto e branco, como diz o mito. Na verdade, eles têm menos células de diferenciação de cores, em comparação com nossos olhos. As cores azul e o violeta, por exemplo, são uma coisa só, e eles provavelmente enxergam o branco e cinza com mais destaque. É como se eles enxergassem com um eterno “filtro do Instagram”. Vale lembrar que à noite a visão deles fica melhor que a nossa.

5-Pit Bulls e Rottweilers são tão agressivos quanto qualquer raça

Basta ter um Pit Bull ou Rottweiler para saber que eles são dóceis e tranquilos. O estereótipo de que estas raças são mais bravas vem de muito tempo de péssimas práticas realizadas por pessoas cruéis. Nosso papel é desmistificar esta visão!