Faixas e camisas calmantes, estratégia para o fim de ano

Com o Réveillon se aproximando, o mercado encontrou uma nova forma de acalmar os pets

Quando chega o fim do ano, um medo assombra os cães – e os donos: os fogos de artifício! Afinal, os ouvidos dos pets são sensíveis e a maioria morre de medo do barulho. Do ponto de vista do comportamento, sempre damos as seguintes sugestões: mantenha o animal em um local tranquilo e não faça carinho quando ele demonstrar medo, pois isso seria um incentivo para que ele mantenha o medo.

No entanto, hoje há no mercado um produto chamado de Thunder Shirt, que promete aliviar o estresse dos cães ansiosos, e consequentemente reduzir o medo dos fogos de artifício. Há uma técnica caseira chamada de “Half-wrap” que faz o mesmo por meio de uma faixa amarrada fortemente na parte traseira do animal. A explicação está na parte neurológica do pet: a maioria dos cães que tem medo de ruídos também tem grande sensibilidade ao toque na parte das costas, próximo das patas traseiras, e também das orelhas, que são regiões que costumam esfriar, e se associar a uma tensão na lombar.

Tanto o “Half-wrap” quanto a “Thunder Shirt” se propõem a aumentar a circulação sanguínea nas extremidades, além de aliviar a tensão nas costas e na parte traseira.

Desta forma, o corpo entra em equilíbrio com este tipo de terapia corporal, e com isso a mente e as emoções também se equilibram, o que ajuda o animal se sentir mais confiante. A explicação para todas estas mudanças é que o sistema nervoso processa a informação sensorial proveniente da suave pressão da venda corporal.