Estudo comprova: quem tem um cachorro, tem um filho

A ciência comprovou que os cães e os humanos estão mais que conectados

Já podemos dizer que o cachorro não é apenas o melhor amigo do homem pois, segundo um estudo, foi revelado um segredo sobre o vínculo do homem com o cachorro que para muitos é uma grande surpresa!

E se eu te dissesse que a relação homem-cachorro é quase a mesma que a relação de mãe/pai e filho? Nenhuma novidade né? Mas e se eu dissesse que a ciência comprova que essa relação mãe/pai e filho entre o homem e o cachorro de fato existe?

Na universidade japonesa Azabu, uma equipe comandada por MIho Nagasawa, comprovou que quando um cão troca olhares com seu dono, reações hormonais acontecem! Em ambos é disparado ocitocina no cérebro.

Conhecida como hormônio do amor, a ocitocina está relacionada à conduta paternal e maternal, ela também atua como neurotransmissor no cérebro e seu papel é estabelecer e reconhecer os vínculos sociais, como a formação de confiança entre as pessoas por exemplo.

A pesquisa contou com vários cachorros e seus donos que ficavam em um quarto enquanto os cientistas documentavam cada interação entre eles durante 30 minutos. Depois desse tempo, os pesquisadores mediram os níveis de ocitocina presentes na urina dos cães e dos donos, e descobriram que o constante contato visual entre eles elevou os níveis do hormônio no cérebro de ambos.

Fizeram uma segunda experiência também. Os cientistas passaram ocitocina nos focinhos de alguns cachorros e colocaram eles em um quarto com seus donos e com pessoas desconhecidas. A resposta dos animais nessa segunda experiência foi que eles aumentaram o tempo que olhavam para os seus donos, e depois de meia hora, os níveis de ocitocina cresceram nos donos também.

Para os pesquisadores que publicaram o estudo na revista Science, essa conexão acontece entre o homem e o cachorro possivelmente durante o processo de domesticação dos cãezinhos.

Surpreendente né?