Eles precisam de espaço

É um mito dizer que um cão de raça pequena pode conviver bem em tempo integral em um ambiente com pouca mobilidade, como um apartamento por exemplo. Independentemente do tamanho do animal, ele deve ter um espaço amplo para que possa gastar suas energias e brincar à vontade.

Muitos donos que mantinham seus pets em ambientes com restrição de espaço já perceberam isso, pois além de trazer benefícios físicos, os cães que tem bastante espaço para correr melhoram o comportamento e ficam mais saudáveis. Eles também se alimentam melhor e desenvolvem menos problemas musculares ou de articulação, por exemplo.

Também é recomendado para cães hiperativos, que precisam de qualquer forma brincar bastante para ficarem cansados e para os muito sedentários, para evitar o aparecimento da obesidade e problemas que a doença traz.

Além do lugar, o ambiente deve possibilitar o pet a ter contato com a natureza, como a grama e as árvores. Mas é claro que, tudo tem sua hora: os cães gostam e são propensos a realizar atividades rotineiras, como ter um horário certo para comer, passear, brincar e um lugar próprio para dormir.

Uma boa saída são hotéis para cachorros, que são especializados em entreter os cães de maneira saudável e equilibrada.

Sendo assim, é fundamental avaliar as condições do lugar onde o bicho irá passar a maior parte do tempo antes de realmente decidir se é a hora de ter um mascote.

Por Aldo Macellaro Junior