Descubra de onde surgiu o Agility

Você sabe qual é a história desse esporte canino? Não é tão óbvio quanto parece!

Aqui no Cube de Cãompo, nós adoramos Agility… mas muita gente não sabe como surgiu esse esporte que tanto amamos!

O Agility, que é praticado por uma dupla, sendo um cachorro e seu condutor, teve sua primeira aparição no Reino Unido em 1978!

Naquele ano, acontecia uma das edições anuais do grande evento Crufts Dog Show, que sempre é realizado no centro de eventos do NEC (Centro Nacional de Exibição), em Birmingham, na Inglaterra.

Na edição de 1978, John Varley, um dos organizadores do evento, tinha a grande missão de criar alguma apresentação no intervalo do Show para entreter os visitantes e participantes do evento.

Então ele foi atrás de um treinador de cães, Peter Meanwell e juntos, apresentaram uma espécie de atividade que tinha um percurso parecido com de salto de cavalos que estimulava a velocidade e agilidade dos cães.

A princípio, seria essa a história de origem do Agility, porém, existem alguns boatos históricos de que Peter Meanwell não tirou a ideia de sua cabeça! O jornal Our Dog publicou que o possível criador do Agility, Peter, tinha assistido em 1974 uma competição parecida com o que levou para o Cruft Dog Show em uma feira agrícola.

E também, algumas pessoas diziam que a ideia não era tão inédita assim pois, os exercícios e atividades propostas para o novo esporte eram praticadas pelos policiais que treinavam seus cães!

Enfim, sendo Peter o criador ou não do Agility, o que importa é que as pessoas gostaram tanto do que viram que queriam que seus próprios cachorros entrassem na onda do Agility, pois ficaram maravilhados com a velocidade e agilidade que os cães tinham e nunca perceberam.

Por conta disso, em 1979 alguns clubes britânicos começaram a oferecer treinamento de Agility. E foi em dezembro do mesmo ano que aconteceu a primeira competição no International Horse Show que aconteceu no centro de exibições Olympia, na cidade de Londres.

Pouco tempo depois, em 1980 o Kennel Club foi a primeira organização a reconhecer o Agility como esporte oficial com suas regras que foram testadas no evento do Crufts Dog Show desse ano, com Peter Meanwell como julgador da competição e Peter Lewis o escrevente.

Venha fazer parte dessa história também! Nos dias 04 e 05 de fevereiro acontece a VIII Copa CBA de Agility aqui no Clube de Cãompo!