Conhecendo mais sobre o agility

Saiba quais são os obstáculos do esporte

Como você já se sabe, o Clube de Cãompo receberá um dos eventos mais importantes de agility: a Copa Américas & Caribe 2015. E como também já dissemos, todas as pessoas estão convidadas a prestigiarem a competição, principalmente os cães!

Para te ajudar a ficar ainda mais por dentro do esporte, separamos algumas curiosidades para você ficar afiado no assunto, comentar com os amigos e demonstrar todo seu conhecimento sobre o agility. Segundo as regras da Federação Internacional de Agility, cada categoria da competição conta com um número de obstáculos que varia entre 12 e 20. Os mais comuns são:

Gangorra – o cachorro deve subir a gangorra, esperar ela mudar de posição e descer pelo outro lado;

Muro – o pet precisa estar em uma velocidade adequada para pegar impulso e passar por cima do obstáculo. Neste caso, lembra um pouco a competição de cavalos;

Passarela – como o próprio nome diz, a passarela consiste em fazer com que o cão suba por um lado e passe até o outro;

Pneu – este obstáculo consiste em o cão passar por dentro do pneu, sem encostar no objeto;

Rampa em A – aqui a ideia é praticamente escalar a rampa e descer pelo outro lado, pois é muito íngreme e requer mais habilidade do cachorro;

Salto – o salto simples é a versão mais branda do muro, e a altura do obstáculo é mudada de acordo com o grau de dificuldade. Existe também a versão do salto à distância, em que o cão corre por um percurso mais longo para conseguir pular com folga.

Slalom – aqui o cão deve passar entre as estacas, alternando sempre a direção, o que faz parecer o movimento de uma serpente;

Túnel simples – este obstáculo, como o próprio nome diz, consiste em que o cão passe por ele de lado para o outro;

Túnel Fechado – a diferença deste para o túnel se dá pela forma como ele é disposto, normalmente no formato de um grande C em que o cão deve entrar e sair pelo lado correto.

Para saberem quais são os obstáculos, os cães fazem o chamado “reconhecimento de percurso” juntamente com seus tutores antes de começar a competição. Assim eles podem memorizar para terem um bom desempenho na prova. Ganha a dupla que passar por todos os obstáculos no menor tempo possível.