Como escolher o cachorro que mais combina com você

As características de cada raça podem ajudar a definir qual se adapta melhor à rotina da casa e ao estilo de vida dos tutores. O Clube de Cãompo dá algumas dicas importantes!

Antes de adotar um cão, é necessário pensar em alguns fatores muito importantes: o tempo para brincar e passear com ele, a adequação e  manutenção do local em que ele vai viver, o dinheiro que precisará ser gasto com alimentos, vacinas e outros cuidados com o pet. Com essas respostas é possível escolher qual o melhor pet para a família através das características de cada raça. Para facilitar o entendimento, optamos por dividimos as raças de cães em três grupos.

Companhia: Geralmente de porte pequeno, os cães de companhia não gostam nada de ficar sozinhos no quintal. São ideais para quem busca um pet para ficar a maior parte do dia, mesmo que em locais fechados. Entre as principais raças, estão o Pug, Bichon Frisé, Lhasa Apso, e Shih Tzu.

Para as crianças: Com tamanhos que variam de porte pequeno a grande, os cães ideais para crianças precisam gastar energia com brincadeiras e passeios, mas possuem um temperamento mais calmo, como Bulldog, Beagle, Collie e Daschshund.

Atletas: Os cães que chamamos de “atletas” são aqueles com energia de sobra, ideais para a prática de esportes, como o Agility. Labrador, Golden Retriever, Dálmata e Weimaraner são as raças que mais precisam de espaço e brinquedos!

Mesmo assim, é preciso levar em consideração que há variações de comportamento entre cães da mesma raça, e a forma como o pet é criado pode fazer toda a diferença!