3 cuidados essenciais para um cão ser feliz e saudável

Dicas de atitudes simples que devem ser feitas que contribuem para a felicidade e saúde de um cãozinho

Um dos melhores cuidados que podemos ter com nossos cãezinhos é a preocupação com a higiene deles. Alguns desconfortos que os pets sofrem vêm da falta de higienização ou pela sua má realização.

É muito importante nos atentarmos com a higiene dos cachorros, e existem cuidados que fazem toda diferença para o bem-estar e saúde do animal. Para isso, listamos três cuidados iniciais que todo dono deve ter com o seu cãozinho.

1 – Não deixe de banhar seu pet
Em geral, cada cãozinho tem suas necessidades higiênicas. Cães de apartamento não se sujam tanto quanto um cachorro de grande porte que vive brincando em campos ou quintais. A média é que os banhos sejam intervalados em 15 dias.  A manutenção do banho em cães de pelo longo, é indicado que seja feito uma vez por semana, para que seja possível identificar melhor a presença de parasitas ou dermatites, além de favorecer que os pêlos não se embaracem e criem nós.

2 – Mantenha as unhas das patinhas cortadas
Cortar as unhas dos cães requer habilidade e, levá-los ao pet shop é uma boa opção para se fazer isso ou, se preferir cortar as unhas você mesmo, é preciso ter um alicate canino e gel hemostático, que são produtos vendidos em pet shops, atentando-se para que o corte não seja muito rente, evitando assim que ele se machuque.

3 – Limpe as orelhas com frequência
É importante ter essa atenção com as orelhas dos cães porque esse cuidado pode prevenir a otite, que é uma inflamação que ocorre no canal auditivo. O ideal é remover os pelos do ouvido uma vez por mês e fazer a limpeza da cera uma vez por semana com soluções que são vendidas em pet shops. E também é importante lembrar sempre de colocar um algodão ou protetor auricular nas orelhas quando for dar banho no cãozinho.

Esses são cuidados básicos que garantem que o pet não tenha desconfortos, que ele esteja sempre com a saúde higiênica em dia e feliz com os cuidados vindos do seu amigo humano. Vale lembrar também que todo cuidado que preze pela boa alimentação, comportamento e higiene é muito importante.